PLENÁRIO GERAL REÚNE MEIA CENTENA NO PORTO
Tal como há meio século, trabalhadores das autarquias – e das empresas municipais e concessionárias – reuniram-se numa acção reivindicativa em defesa dos seus direitos, melhores salários e condições laborais, assinalando 50 anos de resistência, luta e conquistas do STAL.
Em 24 de Agosto de 1975, o Palácio de Cristal acolheu a Assembleia Constituinte do primeiro sindicato no sector da Administração Pública a constituir-se após a Revolução de Abril.
Meio século após a fundação do STAL, em 22 de Agosto, trabalhadores das autarquias – bem como do sector empresarial – voltaram a reunir-se no Porto para assinalar a efeméride, numa acção que teve tanto de confraternização – entre trabalhadores, dirigentes e convidados do movimento sindical, nomeadamente o secretário-geral da CGTP-IN (Tiago Oliveira) e o coordenador da Frente Comum (Sebastião Santana) – como de mobilização e de luta contra o “pacote laboral” e pela exigência de melhores condições de trabalho e de vida.
De viva voz, num desfile entre a Av.ª D. Afonso Henriques e a Alameda das Fontainhas, reafirmaram a sua unidade e determinação, exigindo a valorização do seu trabalho e dos Serviços Públicos, e contestaram o retrocesso social que o governo PSD/CDS quer impor, prosseguindo as políticas de direita e pelo inaceitável “pacote laboral” que apresentou.
Na resolução aprovada neste Plenário Geral, são criticadas as opções políticas do Governo, que conta com o apoio do CH e da IL, e a conivência do PS: “Perante o agravamento do custo de vida – sobretudo em sectores essenciais como a alimentação e habitação – e no acesso aos Serviços Públicos, que tornam a vida de milhões de trabalhadores num inferno, o Governo, em vez de aumentar salários, aprova uma diminuição no IRS, que beneficia os salários mais altos, e desce os impostos ao grande capital, que deixará de pagar centenas de milhões de euros em impostos, que tanta falta fazem aos Serviços Públicos.”
Perante esta brutal ofensiva contra os direitos, o STAL – reafirmando que só com a organização, unidade e intensificação da luta será possível derrotar os planos do Governo e conquistar mais direitos, melhores salários e condições laborais – reiterou o seu compromisso de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores, promovendo a realização de plenários em todos os locais de trabalho e a “Caravana dos Resíduos”, pelo reconhecimento social e profissional dos trabalhadores do sector e a defesa do serviço público de resíduos, e a participação nas acções de luta no âmbito da CGTP-IN e da Frente Comum.
NOVA SEDE EM 2026
Em Dezembro de 2024, a Direcção Nacional do STAL decidiu adquirir um novo edifício em Lisboa, para instalar a sede do Sindicato. Assim, o STAL irá “mudar-se” para a zona de Lumiar durante o próximo ano. A Direcção Regional de Lisboa também acompanhará esta mudança, partilhando as mesmas instalações, tal como já acontece actualmente.
VANTAGENS DO ASSOCIADO
Os associados beneficiam de protocolos celebrados com diversas entidades, que proporcionam descontos significativos na aquisição de bens e serviços, designadamente nas áreas da educação, saúde, turismo, lazer, combustíveis, seguros e reparação automóvel. Consulta todas as vantagens na página do STAL Vantagens