IMG 2961 min 8c6a1 SINDICATO REUNIU COM O SECRETÁRIO DE ESTADO DAS AUTARQUIAS LOCAIS

O Governo teve em conta duas propostas apresentadas pelo STAL: o regresso da fiscalização das condições de trabalho à Autoridade para as Condições de Trabalho - ACT e a eliminação das homologações pelo governo, dos acordos - ACEP negociados com as autarquias.

Decorreu no passado dia 3 de Novembro, uma reunião do STAL com o Secretário de Estado das Autarquias Locais - SEAL, com proposta de agenda por nós indicada: precariedade e opção gestionária.

O STAL tem propostas para combater a precariedade!

O SEAL informou que o relatório com o levantamento da precariedade na administração pública está concluído e será enviado para o gabinete do primeiro-ministro para divulgação pública. Referiu que o mesmo não irá apresentar soluções para a regularização deste grave problema e afirmou-se surpreendido com o elevado número de trabalhadores CEI nas freguesias.

Dados recentemente divulgados apontam para a colocação de 38 mil trabalhadores desempregados nas autarquias em 2015, ao abrigo dos “contratos emprego-inserção”, num universo de 110 mil trabalhadores com contrato em funções públicas.

O Presidente da ANMP, Manuel Machado, referiu a este propósito que as autarquias precisam destas pessoas e de “muitas mais” e que por isso “que deveriam poder ao fim de um ano ser integradas nos quadros, algo que agora a lei não permite”.

O STAL considera indigna e desumana esta exploração de mão-de-obra barata, sem direitos e por valores de miséria, uma nova forma de escravatura dos tempos modernos, aguardando que na próxima reunião com o SEAL seja possível discutir e consensualizar as propostas há já vários meses entregues pelo STAL, com vista à regularização destas situações, pelos órgãos municipais, mediante a abertura de concursos exepcionais, instrumento legal que não existe.

Corrigir injustiças na “opção gestionária”!

Na reunião, o STAL voltou a expor o caso de um amplo conjunto de trabalhadores dos municípios de Castelo Branco e Elvas, a quem está a ser negado desde 2010 o direito ao reposicionamento remuneratório por “opção gestionária”.

A injustiça gritante teve origem em sentenças opostas proferidas por diferentes juízes de um mesmo tribunal. Assim, em clara violação da Constituição da Republica no “princípio da igualdade”, o direito à progressão é hoje reconhecido a uma parte dos trabalhadores e negado a outra, apesar de todos trabalharem na mesma autarquia e estarem nas mesmas condições.

O Secretário de Estado informou que foi constituído um grupo de trabalho, integrado por membros da DGAL, CCDR e SEAL, que irá analisar a proposta remetida pelo STAL, com vista a encontrar uma solução.

Governo responde a reivindicações do STAL!

Finalmente, o SEAL informou-nos que a “lei da valorização profissional dos trabalhadores com vínculo de emprego público” nas alterações que produziu à Lei de Trabalho em Funções Públicas, teve em conta duas propostas apresentadas pelo STAL, que constituem uma reivindicação reiterada na nossa “Carta Reivindicativa” – que haja efectiva fiscalização das instalações e das condições de trabalho nas autarquias, com o regresso desta competência à ACT e a introdução de novo artigo que elimina a necessidade de homologação pelo governo dos ACEP negociados com as autarquias, que atentava contra a autonomia do Poder Local Democrático.

Cascais Ambiente | Greve arranca com adesão de 75%, o que reflecte a forte unidade e determinação dos trabalhadores!
LUTA NA CASCAIS AMBIENTE |...
segunda-feira, abril 21, 2025
IV Plenário Nacional dos trabalhadores da Administração Local, em Tavira
HÁ 50 ANOS NESTE DIA… Há...
sábado, abril 19, 2025
AdP | Basta de empobrecer
PELO AUMENTO REAL DOS...
sexta-feira, abril 18, 2025
Trabalhadores da EMAC - Cascais Ambiente exigem assinatura de Acordo de Empresa
GREVE | 21 E 22 DE ABRIL No...
quarta-feira, abril 16, 2025
Comemorações dos 50 anos do STAL arrancam em Tavira
DEBATE, “ARRUADA” E MOMENTO...
segunda-feira, abril 14, 2025
STAL assinala aniversário com debate, “arruada” e momento cultural em Tavira
MEIO SÉCULO DE RESISTÊNCIA,...
segunda-feira, abril 07, 2025
Manif 5 Abril | Milhares de trabalhadores exigiram um novo rumo para o País!
ESTE SÁBADO, EM LISBOA,...
sábado, abril 05, 2025
Jovens trabalhadores rejeitam empobrecer a trabalhar!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DA...
sexta-feira, março 28, 2025
AdP | Trabalhadores exigem atribuição do Subsídio de Insalubridade, Penosidade e Risco
ENTREGUE NA AdP...
sexta-feira, março 28, 2025
5 DE ABRIL, SAI À RUA! Manif. nacional em Lisboa, Porto e Coimbra
É URGENTE COMBATER O...
segunda-feira, março 24, 2025
Frente Comum exige reforço dos Serviços Públicos e resolução dos problemas dos trabalhadores da Administração Pública
SINDICATOS APROVAM RESOLUÇÃO...
sexta-feira, março 14, 2025
A luta dos trabalhadores dos SMTUC leva Governo a reunir com STAL
SEC. ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO...
sexta-feira, março 14, 2025
28 Março | Luta pelo teu salário, pela tua carreira e por uma vida digna!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DOS...
quinta-feira, março 13, 2025
SIADAP - Uma arma obscena e imoral
SISTEMA INJUSTO QUE...
quarta-feira, março 12, 2025
CM Almada | STAL convoca greve de 24 horas na Casa da Cerca
Os trabalhadores estão em...
quinta-feira, março 06, 2025
Um dia de todas as lutas. Uma luta de todos os dias
8 DE MARÇO | DIA...
quinta-feira, março 06, 2025
Trabalhadores das autarquias da Moita exigem respeito pelas justas reivindicações
MOÇÃO ENTREGUE HOJE NA...
quinta-feira, março 06, 2025
I Plenário Nacional dos trabalhadores da Administração Local
HÁ 50 ANOS NESTE DIA… Há...
domingo, março 02, 2025
28 Fevereiro | Manifestação reúne milhares de trabalhadores de todos os sectores da Administração Local
LUTA PELOS AUMENTOS...
sexta-feira, fevereiro 28, 2025
Trabalhadores municipais de transportes urbanos exigem carreiras profissionais
ENTREGUE AO 1.ª MINISTRO...
terça-feira, fevereiro 11, 2025
Trabalhadores dos SMTUC concentram-se junto à residência oficial do 1.º Ministro amanhã (dia 11), pelas 11h00
GREVE ARRANCOU HOJE COM MAIS...
segunda-feira, fevereiro 10, 2025
STAL marca protesto nacional de todos os sectores da Administração Local, para 28 de Fevereiro.
MANIFESTAÇÃO DOS...
terça-feira, janeiro 28, 2025
2025 | O custo de vida aumenta e o povo não aguenta!
AS REIVINDICAÇÕES DOS...
segunda-feira, janeiro 27, 2025
X Conferência da Interjovem | STAL reforça nova Direcção Nacional
Nesta quinta-feira (23), o...
sexta-feira, janeiro 24, 2025
Trabalhadores do sector dos resíduos exigem valorização salarial e reconhecimento profissional
SITUAÇÃO DIFÍCIL DENUNCIADA...
quinta-feira, janeiro 23, 2025
STAL repudia política fiscal injusta, que nem “poupa” os salários mais baixos
SALÁRIO MÍNIMO DA...
quarta-feira, janeiro 22, 2025
Tabela Remuneratória Única de 2025 em vigor
PARAR O EMPOBRECIMENTO -...
sexta-feira, janeiro 17, 2025
SAMORA CORREIA | Encontro Inter-Regional de profissionais bombeiros das AHB
18 JANEIRO|10h00|PALÁCIO DO...
quinta-feira, janeiro 16, 2025
STAL promove ronda de contactos e plenários para decidir acções de luta
CONTRA O SILÊNCIO...
quarta-feira, janeiro 15, 2025
Jovens trabalhadores exigem melhores condições de vida e um futuro digno
“2 DEDOS DE CONVERSA” SOBRE...
segunda-feira, janeiro 13, 2025