Porém, muitas são ainda as autarquias que continuam a sonegar, ou a aplicar de forma incorrecta, o SPI, numa clara violação da lei, que defrauda as legítimas expectativas e o justo direito dos trabalhadores.

Neste quadro de incumprimento de uma lei de valor reforçado (como é o caso da LOE), a luta pela aplicação correcta do SPI tem mobilizado trabalhadores, dirigentes, delegados e activistas do STAL junto dos locais de trabalho de todo o País, o que é demonstrativo da profunda insatisfação dos trabalhados perante um direito que lhes está a ser sonegado.

Em Santarém, a luta teve um desfecho positivo, com os trabalhadores do Município a registarem uma vitória – após a greve dos trabalhadores da recolha de resíduos urbanos –, ao verem ser-lhes reconhecido o direito à retroactividade do pagamento do SPI a 1 de Janeiro de 2021.

No Porto, os trabalhadores da EMAP realizaram um plenário no dia 16 de Março, em que aprovaram uma resolução a exigir a aplicação do SPI, tendo ainda entregue ao Município um abaixo-assinado com essa revindicação.
Também em algumas câmaras do Distrito de Viseu os trabalhadores mobilizaram-se nesse sentido, como são os casos dos plenários realizados (em Fevereiro) nos municípios de Penedono, Viseu, Castro Daire e Cinfães, em que se discutiram o diploma que fixa o SPI com carácter definitivo, com fundamento no exercício de funções em condições de penosidade e insalubridade.

O mesmo sucedeu na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa (10 de Dezembro), nos municípios de Tomar (21 de Janeiro), Coimbra (11 de Fevereiro), Almada (10 de Março), Valongo (16 de Março) e em Beja (18 de Março), cujos jardineiros exigem ser recebidos pelo executivo municipal, para entregarem um abaixo-assinado a reivindicar o reconhecimento das condições de trabalho penosas e insalubres e a consequente aplicação do SPI, à semelhança do que já sucede com outros trabalhadores da autarquia.

In Jornal do STAL n.º 122
powered by social2s
Luta prossegue já em 24 de Outubro e 8 de...
Qua., Out. 15, 2025
Trabalhadores dos transportes colectivos...
Sex., Out. 10, 2025
Trabalhadores da ÁGORA realizam vigília em...
Sex., Out. 10, 2025
Greve na EMARP com forte adesão
Sex., Out. 10, 2025
24 Out | Greve Nacional dos trabalhadores...
Qui., Out. 09, 2025
Dia 12, vota em autarcas que defendem a...
Seg., Out. 06, 2025
Luta dos trabalhadores da Associação de...
Seg., Out. 06, 2025
Circuito Nacional “Varrer a exploração do...
Sex., Set. 26, 2025
Milhares de trabalhadores protestam em...
Seg., Set. 22, 2025
Trabalhadores dos transportes colectivos...
Qua., Set. 17, 2025
Principais ataques à legislação laboral que...
Ter., Set. 16, 2025
Jornada nacional de luta dia 20 de...
Seg., Set. 15, 2025
Plenário Geral reúne meio milhar de...
Sex., Ago. 22, 2025
STAL solidário com bombeiros, trabalhadores...
Ter., Ago. 19, 2025
STAL comemora 50.º aniversário no Porto com...
Qui., Ago. 14, 2025
O pacote laboral do governo PSD/CDS é um...
Ter., Jul. 29, 2025