275850429 1679961352174496 9191742286203267324 n 1d387TRAVAR A ESCALADA DE CONFRONTO NA UCRÂNIA E NA EUROPA

A guerra é destruição e morte, não é solução para os conflitos. E esta, na Ucrânia, não é diferente. Merece a nossa condenação, sendo que as suas consequências serão devastadoras para a população e para os trabalhadores, e os seus terríveis efeitos económicos e sociais já se fazem sentir nas nossas vidas.

Marcada por diversos e trágicos conflitos, a situação internacional conheceu um novo e perigoso agravamento com o ataque do exército russo à Ucrânia.

A guerra é destruição e morte. A guerra não é solução, e esta, na Ucrânia, não é diferente. Merece a nossa condenação. As consequências serão devastadoras para a população, em geral, para os trabalhadores em particular, e os seus terríveis efeitos económicos e sociais sentir-se-ão em todo o Mundo, como é já visível no nosso quotidiano, nomeadamente no sector energético, em que se verifica um aumento brutal dos preços dos combustíveis, electricidade e do gás. E as sanções contra a Rússia irão repercutir-se duramente sobre a população.

Sendo injustificável, esta guerra podia e devia ter sido evitada, nomeadamente, pondo fim às permanentes violações de cessar-fogo acordado em Minsk, que o governo ucraniano vem promovendo na denominada região do Donbass, desde 2014; travando a política belicista e expansionista da NATO para o Leste da Europa, que viola o acordado em 1991, em particular, através da integração da Ucrânia e da ampliação dos meios militares junto às fronteiras da Federação Russa.

Mas os poderosos interesses geoeconómicos e geoestratégicos que se digladiam no plano global e regional falaram mais alto, pondo em risco milhões de vidas.

Solução pacífica dos conflitos

É urgente regressar às negociações e assegurar o respeito pelo direito internacional. Neste sentido, o STAL insta o governo português a desenvolver todos os esforços no sentido do apaziguamento e do fim do conflito, como determina a Constituição da República Portuguesa, que consagra “a solução pacífica dos conflitos internacionais” e “o desarmamento geral, simultâneo e controlado”, e o Tratado da União Europeia que, de acordo com o seu artigo 3.º, tem por objectivo “promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus povos”.

O STAL reafirma o seu compromisso em defesa da Paz, e expressa a sua solidariedade com os trabalhadores e o povo, os principais afectados pela guerra e a destruição.

In Jornal do STAL n.º 122
powered by social2s
CGTP-IN condena os ataques perpetrados...
Seg., Jan. 05, 2026
Com o STAL, continuamos a resistir, a lutar...
Ter., Dez. 23, 2025
Bombeiros das AHBV exigem criação da...
Sex., Dez. 19, 2025
Bombeiros das AHBV exigem criação e...
Ter., Dez. 16, 2025
GREVE GERAL | Trabalhadores das autarquias...
Sex., Dez. 12, 2025
Greve Geral | Recolha do lixo paralisada na...
Qui., Dez. 11, 2025
Concentrações e Manifestações no dia 11 de...
Qua., Dez. 10, 2025
Trabalhadores das autarquias e sector...
Ter., Dez. 09, 2025
Trabalhadores da UF Póvoa Sta Iria e Forte...
Sex., Nov. 28, 2025
Frente Comum mostrou “cartão vermelho” ao...
Qui., Nov. 27, 2025
STAL adere à Greve Geral contra o “Pacote...
Sex., Nov. 21, 2025
11 Dez | Greve Geral contra o pacote laboral
Sex., Nov. 21, 2025
Frente Comum mostra “cartão vermelho” ao...
Ter., Nov. 18, 2025
29 NOV | Todos pela Palestina! Fim ao...
Ter., Nov. 18, 2025
Trabalhadores da AGERE entregam...
Sex., Nov. 14, 2025
Greve Geral marcada para 11 de Dezembro
Seg., Nov. 10, 2025