jornal P5 1 cb1ef8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER TRABALHADORA

O STAL assinalou a data histórica com a entrega às suas associadas de um postal alusivo à efeméride, com as principais reivindicações em matéria de igualdade de oportunidades, de direitos e de salários, tendo também promovido acções alusivas à efeméride em várias regiões.

Por todo o País, o STAL promoveu, no dia 8 de Março, um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, marcou presença em acções organizadas pelas Uniões de Sindicatos e associou-se à Semana da Igualdade promovida pela Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN, realçando-se, ainda, a expressiva participação nas manifestações promovidas pelo MDM no Porto (no dia 5) e em Lisboa (no dia 12).

A luta pela defesa da igualdade, contra as discriminações e pela justiça social é um dos objectivos centrais e prioritários de acção do Movimento Sindical Unitário, que promove a participação e a representação das mulheres trabalhadoras, dinamiza a sua intervenção, organização, reivindicações e lutas contra as desigualdades e discriminações, contribuindo assim também para dignificar as condições laborais de todos os trabalhadores.

No presente quadro político permanecem muitos problemas por resolver e muitos direitos por cumprir, o que exige uma intervenção sindical permanente a todos os níveis: no trabalho, na rua e junto das instituições.

O STAL considera que a efectivação da igualdade entre mulheres e homens é indissociável da luta mais geral pelos direitos, liberdades e garantias de todos os trabalhadores, e reafirma que irá continuar a assumir a luta pela eliminação de todo o tipo de desigualdade de género como uma das principais frentes do seu combate diário em defesa dos direitos e interesses de todos os trabalhadores.

As mulheres constituem 52% da população activa e do emprego total, e mais de metade do emprego assalariado em Portugal, e continuam, de forma ilegal, a ser discriminadas nos salários, afectadas pela precariedade, pelo desemprego, por horários de trabalho longos e desregulamentados, por doenças profissionais e pelo assédio, assim como a ser penalizadas pela maternidade.

Esta luta pela igualdade entre homens e mulheres, e por melhores condições de vida tem 165 anos de história, seguindo o exemplo das mulheres operárias têxteis que, em Nova Iorque, em 1857, reivindicaram melhores salários, melhores condições de vida e a redução das 16 para as 10 horas diárias de trabalho. E essa luta pela fixação de uma jornada de trabalho condigna, que concilie o trabalho, o lazer e o descanso mantém-se profundamente actual.


UMA LUTA DE TODOS OS DIAS

É por esta realidade que o STAL continua a reivindicar e a lutar todos os dias, designadamente:

- Valorização das carreiras e das profissões, erradicação da precariedade e garantia da estabilidade no emprego;
- Aumento Geral dos Salários em 90€ e do Salário Mínimo Nacional para 850 €;
- Garantia de salário igual para trabalho igual, eliminando todas as discriminações, em particular, por maternidade;
- Organização do tempo de trabalho com direito à conciliação com a vida familiar e pessoal; e o fim do recurso excessivo e desnecessário ao trabalho por turnos e laboração contínua;
- Revogar a adaptabilidade e bancos de horas, e o direito a 35 horas de trabalho semanal, sem perda de remuneração;
- Reforçar os serviços públicos e as Funções Sociais do Estado: protecção social no desemprego, na doença; apoio à infância e à terceira idade; aumentar as pensões de reforma;
- Garantir o direito a habitação condigna e acessível, à mobilidade e aos transportes.

In Jornal do STAL n.º 122
Pin It
“2 Dedos de Conversa” com jovens...
Qui., Dez. 26, 2024
STAL comemora 50 anos em festa e em luta...
Sex., Dez. 20, 2024
Greve nos dias 26 e 27 mantém-se, porque as...
Sex., Dez. 20, 2024
Trabalhadores do sector dos resíduos...
Ter., Dez. 17, 2024
STAL reforça a luta por uma vida digna para...
Sex., Dez. 06, 2024
Trabalhadores da CM Almada, SMAS e WEMOB...
Qui., Dez. 05, 2024
Trabalhadores da Resinorte aprovam nova...
Seg., Dez. 02, 2024
29 NOV | Milhares de trabalhadores exigem...
Sex., Nov. 29, 2024
Frente Comum entrega mais de 41 mil postais...
Ter., Nov. 26, 2024
AdP | Trabalhadores exigem o aumento real...
Qui., Nov. 21, 2024
Frente comum promove concentração junto à...
Qua., Nov. 20, 2024
Trabalhadores exigem reposição do pagamento...
Ter., Nov. 19, 2024
Trabalhadores exigem aumento real dos...
Ter., Nov. 19, 2024
AdP | Trabalhadores exigem o aumento real...
Qua., Nov. 13, 2024
Tribuna Pública pela reposição do pagamento...
Ter., Nov. 12, 2024
Milhares de trabalhadores exigiram o...
Sáb., Nov. 09, 2024