Celebramos os 48 anos da Revolução de Abril com a convicção de que é preciso intensificar a luta pela construção de um País mais desenvolvido, justo e soberano, que valorize o trabalho e os trabalhadores, combatendo a exploração, a precariedade, as desigualdades e as injustiças.

Mas a celebração e a defesa dos valores de Abril, este ano, ficam marcadas pelo forte agravamento do poder de compra, em consequência da subida geral dos preços nos últimos meses – cuja tendência se vai manter – e da estagnação salarial que milhares de trabalhadores da Administração Pública sofreram, e que a actualização salarial de 0,9% para 2022 – após 12 anos de congelamento salarial – é insuficiente para cobrir os 1,3% de inflação registados em 2021.

Importa, por isso, que o novo governo PS assuma como prioridade a inversão da política de baixos salários que, além do impacto que terá na recuperação da economia, é indispensável para a valorização dos seus trabalhadores e para tornar a Administração Pública atractiva para os jovens.

Nesse sentido, os trabalhadores da Administração Pública voltam a mobilizar-se numa acção para entregar a PRC2022 ao actual governo – marcada para 20 de Abril –, exigindo, entre outros, o aumento dos salários, a revisão da TRU, a revogação do SIADAP e a dignificação das carreiras.

O actual quadro político e económico é ainda marcado por diversos e trágicos conflitos, nomeadamente o ataque do exército russo à Ucrânia. O STAL defende que as guerras servem sempre os propósitos de alguém, mas nunca os interesses dos povos e dos trabalhadores. É, por isso, urgente assegurar o desarmamento geral e a promoção da paz e do bem-estar dos povos.

E não podemos permitir que, mais uma vez, agora sob um novo pretexto da guerra ou de outro qualquer argumento que esconda os colossais meios financeiros disponíveis no PRR para a modernização da Administração Pública, se volte a adiar a resolução das justas reivindicações dos seus trabalhadores.

Assinalou-se, a 22 de Março, mais um Dia Mundial da Água, um direito humano que é, também, uma questão de democracia, soberania, desenvolvimento e de protecção da natureza. A ganância e o avanço dos fundos especulativos sobre o negócio da água têm crescido exponencialmente, e os grandes monopólios avançam agora sobre o controle das origens da água e das barragens electroprodutoras, especulando igualmente sobre os preços da energia.

O STAL, assinalando a defesa da gestão pública e democrática da água, saúda a luta das populações que conduziu a decisões dos órgãos para o regresso ao controlo municipal das concessões nos municípios de Fafe, Paredes e Setúbal.

Decorre uma ronda nacional de contactos com os Bombeiros, discutindo e divulgando um Caderno Reivindicativo para o sector, pelo direito a uma carreira valorizada e a um salário digno, e que ponha fim à exploração de quem confunde a disponibilidade permanente com o aumento dos horários de trabalho.

No sector empresarial, a contratação colectiva é essencial para pressionar o aumento geral dos salários e a redução das jornadas de trabalho, para defender direitos e valorizar carreiras. Intensificou-se a luta em muitas empresas municipais, que significaram aumentos salariais; no grupo AdP, pela revisão e aplicação do actual ACT; e na EGF, contra quem recusa o direito constitucional à contratação colectiva.

E tal como no passado, também agora a Luta terá um papel determinante na conquista de mais direitos e na dignificação de quem trabalha e merece uma vida e um futuro melhores.

Pin It
Trabalhadores do sector dos resíduos exigem...
Qui., Jan. 23, 2025
STAL repudia política fiscal injusta, que...
Qua., Jan. 22, 2025
Tabela Remuneratória Única de 2025 em vigor
Sex., Jan. 17, 2025
SAMORA CORREIA | Encontro Inter-Regional de...
Qui., Jan. 16, 2025
STAL promove ronda de contactos e plenários...
Qua., Jan. 15, 2025
Jovens trabalhadores exigem melhores...
Seg., Jan. 13, 2025
SIADAP justo, é o SIADAP revogado
Qui., Jan. 09, 2025
Greve ao trabalho extraordinário mantém-se...
Qua., Jan. 08, 2025
18 Janeiro | Todos juntos pela Paz
Sex., Jan. 03, 2025
“2 Dedos de Conversa” com jovens...
Qui., Dez. 26, 2024
STAL comemora 50 anos em festa e em luta...
Sex., Dez. 20, 2024
Greve nos dias 26 e 27 mantém-se, porque as...
Sex., Dez. 20, 2024
Trabalhadores do sector dos resíduos...
Ter., Dez. 17, 2024
STAL reforça a luta por uma vida digna para...
Sex., Dez. 06, 2024
Trabalhadores da CM Almada, SMAS e WEMOB...
Qui., Dez. 05, 2024
Trabalhadores da Resinorte aprovam nova...
Seg., Dez. 02, 2024