ABRIR DR C Branco IMG 20220713 TomadaPosse ea838DR CASTELO BRANCO COM NOVA EQUIPA DIRIGENTE

As eleições intercalares realizaram-se em 22 de Junho, convocadas pela Mesa da Assembleia Geral do STAL, na sequência da demissão da maioria dos anteriores dirigentes, em Outubro passado.

Os novos órgãos sociais da Direcção e da Mesa da Assembleia Regional de Castelo Branco do STAL tomaram posse em 13 de Julho, no auditório da Casa Sindical, em Castelo Branco, e a nova equipa compromete-se a prosseguir a luta pelos direitos e pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores, assim como pelo fortalecimento do STAL, pela valorização do Poder Local e dos serviços públicos, em defesa das conquistas de Abril, pela transformação da sociedade no rumo do progresso, da igualdade e da justiça social.

Ao longo do dia em que decorreram as eleições intercalares, funcionaram 18 mesas de voto abrangendo câmaras municipais, juntas de freguesia, associações de bombeiros, empresas municipais e privadas, num total de 1066 associados, que tiveram a oportunidade de exercer o seu direito de voto e, dessa forma, intervir na escolha dos órgãos do seu Sindicato.

Neste sufrágio concorreu apenas uma lista (A), sob o lema “Unidos Somos Mais Fortes, Valorizar os Trabalhadores, Conquistar Direitos”, que conta com elementos com mais anos de experiência e outros que abraçam pela primeira vez esta responsabilidade, cujo Programa de Acção visa o reforço do STAL na região, dando mais força à luta pelos direitos laborais e sociais.

 

Almada Verão dos Tesos cartaz 6c730ALMADA: “Verão dos Tesos” CARTAZ
Em 21 de Julho, a Comissão Sindical do STAL promoveu, na Cova da Piedade, uma acção denominada “Verão dos Tesos”, que pretendeu chamar a atenção para o facto de a Câmara Municipal negar-se a aplicar direitos, com impacto positivo na vida dos trabalhadores, e de retirar valências sociais de grande importância. Os trabalhadores marcaram também presença na Assembleia Municipal, para alertar os eleitos para a necessidade de se garantir que a creche e o Jardim de Infância 1.º de Maio continue na esfera dos trabalhadores, e exigir o acesso universal e gratuito à Educação.

CASCAIS: Acordos de cedência questionados na AdC
O Município deu parecer negativo ao regresso dos trabalhadores pertencentes aos antigos SMAS e que, por via de Acordo de Cedência, integram a Águas de Cascais (AdC). Os trabalhadores querem saber por que razão está a empresa a cessar os referidos acordos (conhecendo-se a escassez de recursos humanos, principalmente, nestes sectores operacionais), e questionam os fundamentos da rejeição da Câmara Municipal; exigindo, ainda, uma reunião, com carácter de urgência, com os presidentes da administração da AdC e do Município.

Crato 20220615 122427 391e4CRATO: Acção por melhores condições de trabalho
Em Junho, e fartos de esperar pela construção das novas oficinas municipais, os trabalhadores da CM Crato deslocaram-se até à sede do Município para entregar uma resolução, aprovada em plenário, exigindo que as telhas de amianto fossem removidas, bem como a concretização da obra das novas oficinas, para que disponham de instalações sanitárias e de espaço de refeição dignos.


CONDEIXA: Luta pelo SPI
Os trabalhadores manifestaram-se à porta da autarquia, exigindo o pagamento do SPI no nível máximo a todos, e em todos os dias em que se encontrem ao serviço, de acordo com o estipulado na Lei. O Município alega que SPI não pode ser pago se o trabalhador já receber um suplemento semelhante, mas nenhum trabalhador recebe nada de semelhante, já que o subsídio de turno e o pagamento de horas extraordinárias não é um pagamento compensatório por trabalho penoso ou insalubre. Trata-se de mais um argumento de uma Câmara que não quer pagar o que é devido aos seus trabalhadores!

Porto Protesto contra trasnf competências 9a4fbPORTO: Protesto contra transferência de competências
Tendo em conta que o actual processo de transferências de competências do Estado para as autarquias – que resulta de um acordo entre PS e PSD, com a conivência da ANMP – não tem em conta o interesse público nem respeita os trabalhadores, no início de Julho a DR Porto promoveu um protesto público para exigir que o processo não pode avançar sem envolver os trabalhadores, sem ouvir os seus representantes e sem acolher as preocupações de todos os que, diariamente, asseguram o funcionamento dos serviços públicos.

GUARDA: Acções de contactos com trabalhadores
Em 23 e 24 de Junho, a DR promoveu uma acção de contactos com trabalhadores da VT/EPAL na região, no âmbito da luta por mais direitos, melhores salário e condições de trabalho no Grupo Águas de Portugal, iniciativa que serviu também de mobilização para a greve realizada em 30 de Junho. Já a 7 de Julho, promoveu um plenário de trabalhadores do Município.

Lagoa Protesto SPI 638c0LAGOA: Plenário pela valorização dos trabalhadores
A DR Faro realizou, em 9 de Junho, um plenário de trabalhadores frente à Câmara para exigir, entre outros, a aplicação abrangente do SPI, com o nível máximo para todos e o seu justo pagamento. A acção inseriu-se na iniciativa nacional “STAL na Rua”, contra o empobrecimento e o ataque aos direitos dos trabalhadores.


LISBOA: Luta pelo SPI dá “frutos”
No Município de Lisboa, e na sequência da luta dos trabalhadores do sector da Higiene Urbana, a Câmara aprovou a aplicação do SPI conforme o reivindicado, atribuindo o Nível Alto aos trabalhadores a exercer funções nas áreas da higiene urbana, saneamento, cemitérios, limpeza de canis e recolha de cadáveres animais e asfaltadores de rodovias; e o Nível Médio aos encarregados gerais operacionais e das áreas referidas; assim como pagar os retroactivos do SPI desde Janeiro de 2021, e pagar o 12.º mês até Janeiro de 2023.

Mertola ACEP f153bMÉRTOLA: ACEP melhorado
A nova versão do ACEP entre o STAL e a Junta de Freguesia, o primeiro no distrito de Beja, foi assinada a 12 de Julho e assegura melhores condições para os trabalhadores da autarquia, contribuindo para a reposição e garantia de direitos retirados aos trabalhadores, que atravessam um período difícil, devido à política de baixos salários adoptada pelo governo PS e pelo aumento do custo de vida.

VN BARQUINHA: Novo ACEP, com mais direitos
A 14 de Julho, o STAL assinou um novo ACEP com o Município, que garante, além de outros direitos, a recuperação de três dias de férias a todos os trabalhadores, mediante avaliação positiva, a limitação do trabalho suplementar a 200 horas e garante a dispensa a trabalhador dador de sangue ou de medula. Este novo acordo revoga o estabelecido em 2015.

Sintra AE STAL EMES2 17adaSINTRA: Conquistas na EMES
O STAL e Empresa Municipal de Estacionamento de Sintra assinaram, em 15 de Julho, um Acordo de Empresa, garantindo melhores condições para os trabalhadores. O documento resulta de um amplo processo negocial e nele ficam firmadas novas carreiras, garantida a evolução profissional, definidas as condições de progressão, regimes de horário de trabalho, diuturnidades, 25 de férias e demais direitos. A assinatura do AE representa uma vitória para os trabalhadores da EMES, que assim ficam em melhores condições para prestar um serviço público de qualidade.

MADALENA: LUTA PELO SPI
Os trabalhadores do Município da Madalena (Ilha do Pico) avançaram com uma Petição Colectiva e uma greve ao trabalho suplementar para exigir a aplicação do SPI de 2021 e 2022, apesar das “várias promessas feitas ao longo dos últimos meses” pela câmara nesse sentido.

Tavira Plenário2 128dbTAVIRA: Falta de condições de trabalho
Os trabalhadores do Município realizaram, em 6 de Julho, um plenário em frente aos Paços do Concelho, em que reafirmaram a necessidade de respostas a problemas com que se debatem diariamente, designadamente a falta de condições de trabalho. Exigiram, ainda, respostas às suas reivindicações, que estão reunidas no Caderno Reivindicativo que o STAL entregou ao executivo municipal.

ALENQUER: Pago retroactivo a Janeiro, mas falta o de 2021
Também os trabalhadores da CM Alenquer, depois de marcharam até aos Paços do Concelho, viram o seu protesto dar frutos, já que a Autarquia começou a pagar o SPI em Junho, com retroactivos a Janeiro deste ano. Mas a luta ainda não terminou, visto a edilidade continuar a não pagar os retroactivos a Janeiro de 2021, duvidando da legalidade desta medida. Para o STAL, mais não é do que falta de vontade política para resolver a situação, pelo que os trabalhadores, com o apoio do STAL, irão continuar a lutar pelos seus direitos e pela melhoria das suas condições de vida e de trabalho.

Ricardo Figueira ef7faFALECEU RICARDO FIGUEIRA
Ricardo Figueira, dirigente da DR de Ponta Delgada, faleceu em 11 de Agosto, aos 49 anos. Funcionário da CM Povoação, integrou a DN do STAL entre 2016 e 2019, Sindicato a que estava ligado desde 2004 e no qual assumiu diversas responsabilidades ao longo das últimas quase duas décadas. O STAL lamenta esta morte prematura e deixa sentidas condolências à família e aos amigos próximos.

Pin It
Frente comum promove concentração junto à...
Qua., Nov. 20, 2024
Trabalhadores exigem reposição do pagamento...
Ter., Nov. 19, 2024
Trabalhadores exigem aumento real dos...
Ter., Nov. 19, 2024
AdP | Trabalhadores exigem o aumento real...
Qua., Nov. 13, 2024
Tribuna Pública pela reposição do pagamento...
Ter., Nov. 12, 2024
Milhares de trabalhadores exigiram o...
Sáb., Nov. 09, 2024
O OE2025 agrava os problemas dos...
Qui., Out. 31, 2024
Trabalhadores protestam contra o...
Sex., Out. 25, 2024
25 OUT. Manifestação dos trabalhadores da...
Ter., Out. 08, 2024
25 OUT. | Manifestação Nacional dos...
Sex., Out. 04, 2024
Os trabalhadores têm de ser compensados
Sex., Out. 04, 2024
STAL reforça direitos dos trabalhadores da...
Qui., Out. 03, 2024
Trabalhadores exigem fim das concessões de...
Ter., Out. 01, 2024
STAL saúda a CGTP-IN pelo seu 54.º...
Ter., Out. 01, 2024
STAL reafirma que a água é um direito, não...
Ter., Out. 01, 2024
Frente Comum marca luta contra o...
Sex., Set. 27, 2024