MG 4590 ResiduosNordeste MIN 5133f
RESÍDUOS DO NORDESTE NÃO CUMPRE PROMESSA DE INTEGRAÇÃO EM JANEIRO

Nesta empresa intermunicipal, há quem esteja nessa condição há vários anos, vivendo na permanente incerteza quanto ao seu futuro profissional e eternamente dependente da duração dos contratos de concessão.

Os trabalhadores em regime de contrato de trabalho temporário cedidos pela empresa Multitrab à Resíduos do Nordeste (RdN) iniciaram em finais de Dezembro (prevista entre os dias 26 e 31) uma greve para exigir, fundamentalmente, a sua admissão nos quadros e a manutenção dos seus postos de trabalho, mas a mesma seria suspensa logo no primeiro dia, perante a promessa da administração de os integrar, como exigiam, aguardando, para isso, a realização de uma Assembleia-Geral (AG), a convocar para Janeiro.

O que é certo é que os meses de Janeiro e Fevereiro já lá vão, e AG nem vê-la! Desta forma – e além de terem visto as suas justas expectativas goradas –, os trabalhadores mantêm-se “perpetuamente” precários, alguns deles nessa condição há vários anos, vivendo na permanente incerteza quanto ao seu futuro profissional e eternamente dependentes da duração dos contratos de concessão.

O STAL tem procurado encontrar uma solução que ponha termo à “perpetuação” desta precariedade laboral, mas a administração da RdN vem adiando esta justa decisão há tempo de mais, o que é inadmissível.

Tal como é inaceitável que quem promove esta situação seja uma empresa cujos accionistas são as Associações de Municípios da Terra Quente Transmontana, da Terra Fria do Nordeste Transmontano e do Douro Superior (ou seja, os municípios de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Vimioso e Vinhais), que se têm mostrado indiferentes face ao desrespeito pelos direitos e justas expectativas dos trabalhadores, não podendo continuar a descurar a responsabilidade social e política que têm para com as suas populações, ao permitirem o desrespeito pelos direitos e justas expectativas dos trabalhadores.

 

LUTAS NAS EMPRESAS

FCC Env. Portugal – Greve nos dias 26 a 28 de Dezembro, para reivindicar, entre outras matérias, o aumento dos salários e das prestações pecuniárias, do subsídio de refeição; a fixação do período de trabalho em 7 horas diárias, 35 horas semanais e 25 dias de férias; a atribuição e regulamentação de um Subsídio de Penosidade, Insalubridade e Risco; a valorização das carreiras profissionais; e a regularização das situações de vínculo precário.

Grupo Águas de Portugal – Greve de 24 horas realizada em 12 de Dezembro, com grande adesão, que condicionou muitos serviços e causou a paragem total em alguns locais de trabalho. Em causa está o aumento imediato dos salários em 120€ para todos, e 900€ de salário mínimo no grupo; a aplicação global do ACT e a sua revisão; assim como a atribuição e regulamentação dos subsídios de Insalubridade, Penosidade e Risco, e de Transporte.

Tratolixo – Greve de dois dias (9 e 10 de Dezembro) com adesão de 95% (a maior de sempre nesta empresa intermunicipal), que condicionou fortemente a recolha de resíduos sólidos nos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra. No seguimento desta paralisação, o até então presidente do Conselho de Administração abdicou do cargo, sinal claro de que esta luta deu frutos.

Pin It
Trabalhadores do sector dos resíduos exigem...
Qui., Jan. 23, 2025
STAL repudia política fiscal injusta, que...
Qua., Jan. 22, 2025
Tabela Remuneratória Única de 2025 em vigor
Sex., Jan. 17, 2025
SAMORA CORREIA | Encontro Inter-Regional de...
Qui., Jan. 16, 2025
STAL promove ronda de contactos e plenários...
Qua., Jan. 15, 2025
Jovens trabalhadores exigem melhores...
Seg., Jan. 13, 2025
SIADAP justo, é o SIADAP revogado
Qui., Jan. 09, 2025
Greve ao trabalho extraordinário mantém-se...
Qua., Jan. 08, 2025
18 Janeiro | Todos juntos pela Paz
Sex., Jan. 03, 2025
“2 Dedos de Conversa” com jovens...
Qui., Dez. 26, 2024
STAL comemora 50 anos em festa e em luta...
Sex., Dez. 20, 2024
Greve nos dias 26 e 27 mantém-se, porque as...
Sex., Dez. 20, 2024
Trabalhadores do sector dos resíduos...
Ter., Dez. 17, 2024
STAL reforça a luta por uma vida digna para...
Sex., Dez. 06, 2024
Trabalhadores da CM Almada, SMAS e WEMOB...
Qui., Dez. 05, 2024
Trabalhadores da Resinorte aprovam nova...
Seg., Dez. 02, 2024