Sem título 1Sindicato 0d6da
48 ANOS EM DEFESA DOS TRABALHADORES

No dia 24 de Agosto, o Sindicato celebra mais um aniversário, numa história de quase meio século intensa e difícil, como é a vida de quem luta, de quem não desiste e de quem sabe que só lutando é possível vencer.

Nesta ocasião lembramos e saudamos os homens e mulheres, dirigentes, delegados, activistas, trabalhadores sindicais e todos os associados que contribuíram e contribuem para que o STAL se tenha tornado na organização mais importante e representativa do sector, com conquistas, realizações e com desafios que exigem cada vez mais intervenção.

Desde 24 de Agosto de 1975 que o STAL tem trabalhado incansavelmente para defender e promover os direitos e interesses dos trabalhadores. Recordamos algumas das conquistas que nos trouxeram até aqui: o Poder Local Democrático, que urge cumprir, com a criação das regiões administrativas; a liberdade sindical; o direito à greve; 35 horas semanais; saúde e segurança no trabalho; e o direito de contratação colectiva.

Conquistas alcançadas com muita luta, como é o caso mais recente do SPI, embora aquém do que defendemos, e dos “aumentos” salariais que, igualmente insuficientes, resultam da luta travada em várias frentes e das justas reivindicações que o STAL defende.

Este aniversário ocorre num quadro que as opções de classe do governo PS, submetido às imposições de Bruxelas, continuam a favorecer os grandes interesses, a impor o empobrecimento, a desvalorização do trabalho e dos salários, dos Serviços Públicos e o agravamento das desigualdades e das injustiças; em que se multiplicam os ataques ao direito à acção sindical e surgem novas ameaças, como a ascensão da extrema-direita, e desafios, como as alterações climáticas e a transformação digital.

O compromisso do STAL com a defesa dos direitos, interesses e valorização dos trabalhadores, de reforço do Poder Local e dos Serviços Públicos é ainda mais importante; compromisso que assenta na reafirmação de um sindicalismo de classe, reivindicativo e de massas, com um forte sentido de unidade e ligação aos trabalhadores por via do trabalho constante nos locais de trabalho, com o reforço da sindicalização, com o rejuvenescimento e a captação/formação de novos quadros, com mais e melhor organização e intervenção dos dirigentes e delegados sindicais.

É, pois, orgulhosos do passado e conscientes das dificuldades e das responsabilidades que encaramos o futuro, convictos de que o STAL – que elegerá os seus órgãos dirigentes para um novo mandato no final deste ano – continuará a estar à altura da confiança que nele depositam milhares de trabalhadores, e com ele se mobilizam todos os dias na luta por uma vida melhor.

Pin It
STAL marca protesto nacional de todos os...
Ter., Jan. 28, 2025
2025 | O custo de vida aumenta e o povo não...
Seg., Jan. 27, 2025
X Conferência da Interjovem | STAL reforça...
Sex., Jan. 24, 2025
Trabalhadores do sector dos resíduos exigem...
Qui., Jan. 23, 2025
STAL repudia política fiscal injusta, que...
Qua., Jan. 22, 2025
Tabela Remuneratória Única de 2025 em vigor
Sex., Jan. 17, 2025
SAMORA CORREIA | Encontro Inter-Regional de...
Qui., Jan. 16, 2025
STAL promove ronda de contactos e plenários...
Qua., Jan. 15, 2025
Jovens trabalhadores exigem melhores...
Seg., Jan. 13, 2025
SIADAP justo, é o SIADAP revogado
Qui., Jan. 09, 2025
Greve ao trabalho extraordinário mantém-se...
Qua., Jan. 08, 2025
18 Janeiro | Todos juntos pela Paz
Sex., Jan. 03, 2025
“2 Dedos de Conversa” com jovens...
Qui., Dez. 26, 2024
STAL comemora 50 anos em festa e em luta...
Sex., Dez. 20, 2024
Greve nos dias 26 e 27 mantém-se, porque as...
Sex., Dez. 20, 2024
Trabalhadores do sector dos resíduos...
Ter., Dez. 17, 2024