UNIDOS SOMOS MAIS FORTES!
Para a resolução dos problemas dos trabalhadores, a sua unidade, organização e reforço do Sindicato é de enorme importância. E o STAL será tanto mais forte quanto mais trabalhadores se sindicalizarem.
Hoje, como sempre, a luta dos trabalhadores por melhores condições laborais e de vida continua a ser elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos. E a luta é um dos actos de participação sindical de um trabalhador.
No caso concreto dos trabalhadores da Administração Local e Regional, das Empresas Públicas e Concessionários, é no STAL que os trabalhadores confiam e se unem para lutar pelos seus direitos.
No dia-a-dia, encontras no teu local de trabalho, delegados e dirigentes do STAL acompanham os problemas locais e mobilizam os trabalhadores para as lutas locais e nacionais.
Somos mais de 45 mil sócios, neste que é um grande sindicato unitário e de classe. E cabe a cada um de nós chamar à luta e à unidade na acção mais trabalhadores, explicando a importância e as vantagens de se estar sindicalizado no STAL, que está filiado na CGTP-IN, uma organização sindical influente, constituída por trabalhadores para defender o cumprimento dos seus direitos laborais, sociais, económicos e culturais; e mobilizado para combater a exploração e o empobrecimento dos trabalhadores.
Os dirigentes e os delegados sindicais do STAL estão habilitados para estudar propostas e liderar os processos negociais – com a participação activa dos trabalhadores em todas as fases –, e partilham a experiência acumulada pelo Sindicato, ao longo da sua história de 48 anos de luta, intervenção e mobilização em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores.
Grandes lutas temos travado e continuaremos a fazê-lo, e todos são fundamentais para tornar este Sindicato ainda maior, mais forte e mais influente, trazendo um novo sócio. Porque juntos somos mais fortes!
A IMPORTÂNCIA DE SER SINDICALIZADO
Estar sindicalizado no STAL é estar organizado:
• É fortalecer o colectivo de trabalhadores que pode fazer a diferença;
• É reforçar o sentimento de pertença, a sua identidade colectiva e a sua solidariedade de classe;
• É ter direito à contratação colectiva constitucionalmente consagrada, é poder intervir como parte legítima em acções judiciais e ter o direito de participar na elaboração da legislação laboral;
• É pertencer a um colectivo que pode suscitar mudanças nos locais de trabalho, na vida profissional, pessoal e até familiar.
Todos os dias juntam-se a este colectivo sindical dezenas de trabalhadores a reafirmar o STAL como um grande sindicato unitário, democrático, de classe e de massas.
PROTOCOLOS
Tome nota dos benefícios e vantagens dos protocolos celebrados entre o STAL e diversas entidades, e que permitem aos nossos associados desfrutar de umas merecidas férias (mais informações em Vantagens stal.pt)
• Parque de Campismo da Albufeira do Maranhão (Avis-Portalegre);
• Parque de campismo Campiférias - Vila Nova de Milfontes;
• Protocolo CGTP-IN/INATEL.
EXPO SARAMAGO EM VILA VIÇOSA
“José Saramago - Um Escritor de Inquietações”, exposição itinerante que assinala os 100 anos do nascimento do Prémio Nobel da Literatura e que é promovida pelo STAL, tem percorrido diversos municípios do País e estará patente no Espaço Multiusos de S. Romão, em Vila Viçosa, entre 15 de Julho e 30 de Agosto.
São 90 painéis dedicados à vida e obra do escritor, e que procuram destacar as dimensões social, cívica, política e cultural de um “homem de convicções e de causas, sempre em defesa da condição humana, dos direitos dos trabalhadores e da liberdade dos povos”.