DÁ MAIS FORÇA AO STAL NA DEFESA DOS TRABALHADORES. UNIDOS SOMOS MAIS FORTES!
Convida um colega a sindicalizar-se no STAL, ajudando a crescer e a fortalecer o nosso Sindicato, que assinalou, em 24 de Agosto, 47.º aniversário com um almoço-convívio, em Lisboa, que reuniu cerca de centena e meia dos seus dirigentes e trabalhadores, de todo o País.
Além da fraterna confraternização, este encontro serviu também para reafirmar as principais reivindicações do Sindicato em defesa dos trabalhadores da Administração Local, como frisou na ocasião José Correia, presidente do STAL, salientando a importância de, “ainda este ano, se intensificar a luta contra o empobrecimento a que os trabalhadores estão sujeitos há mais de uma década”, comprometendo-se ainda o Sindicato “em prosseguir o combate pela valorização dos salários, das carreiras e das profissões, e pela dignidade dos trabalhadores deste sector”.
Na ocasião, o presidente do Sindicato destacou, ainda, “o empenho, a dedicação e a militância sindical de todos os trabalhadores do Sindicato em prol dos associados”.
Nascido em 24 de Agosto de 1975, o STAL foi o primeiro sindicato a ser criado no período da democracia no sector da Administração Pública, assentando toda a sua história nos valores da Revolução de Abril, na luta pela conquista de direitos fundamentais para todos os trabalhadores, por um Portugal mais justo, desenvolvido e democrático.
Com direcções regionais em todos os distritos, incluindo nos Açores e na Madeira, o STAL conta com a força dos seus mais de 40 mil associados, representando trabalhadores das mais variadas categorias profissionais – dos sectores operário, auxiliar e administrativo aos técnicos superiores – que encontram no Sindicato a capacidade, o dinamismo e a coerência para, em conjunto, defender os seus interesses e lutar contra todos os ataques desferidos aos trabalhadores pelos sucessivos governos.
CONTIGO SOMOS MAIS FORTES!
Sob o lema “Contigo Somos Mais Fortes!”, o STAL realiza anualmente a sua campanha de sindicalização, que permite juntar mais trabalhadores a este grande colectivo, para que possamos continuar as lutas – a nível nacional ou nos locais de trabalho – que se impõem concretizar. E no nosso Sindicato cada um faz parte deste grande colectivo, feito de trabalhadores que uniram-se para ter mais força para reivindicar, que será tanto maior quanto maior for a vontade organizada de quem trabalha.
A sindicalização é crucial para continuar a afirmar o STAL como um grande sindicato unitário, democrático, de classe e de massas. E estar sindicalizado é estar organizado e fortalecer o grupo de trabalhadores que pode fazer a diferença; é ter direito à contratação colectiva e é poder intervir, como parte legítima, em acções judiciais e ter o direito de participar na elaboração da legislação laboral.
Contamos contigo para ajudar o nosso sindicato a crescer e a tornar-se mais forte. Convida um colega a inscrever-se no STAL. Unidos somos mais fortes!
PARCERIA STAL/DECO: VANTAGENS ESPECIAIS PARA SÓCIOS
O STAL e a DECO PROTESTE estabeleceram uma parceria que oferece um conjunto de vantagens aos nossos associados, como a possibilidade de subscreverem a revista DECO PROTESTE, TESTE SAÚDE e DINHEIRO & DIREITOS com 60% de desconto, durante 12 meses; aceder a conteúdos exclusivos no site deco.proteste.pt; a utilizar o apoio da associação para defender as denúncias e reclamações nas áreas de direito ao consumo, económica e financeira; o acesso ao cartão DECO+, que oferece descontos imediatos em diversos sectores, como combustíveis, seguros, banca, lazer, saúde e alimentação.
Associando-se aos 320 mil associados desta organização de consumidores portugueses, os sócios do STAL podem receber as revistas editadas pela DECO PROTESTE e um guia prático, à escolha, todos os meses, podendo terminar a subscrição em qualquer altura.
Os interessados devem inscreverem-se através do seguinte link: http://descobrir.deco.proteste.pt/oferta?site_name=BDSTAL&prm_id_c=PTBDSTAL
“SARAMAGO, ESCRITOR DE INQUIETAÇÕES” EM MAFRA
O Palácio Nacional de Mafra (mais propriamente a Sala do Torreão Sul) acolhe, até ao final de Setembro, a exposição itinerante promovida pelo STAL em homenagem a José Saramago, cujo percurso pessoal e literário ficou marcado pela defesa da justiça social, dos trabalhadores e dos mais desfavorecidos.
Esta iniciativa cultural – que foi inaugurada na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, onde esteve patente entre Julho e Agosto – estrutura-se sobre um conjunto de painéis com fotografias, pensamentos, estratos das obras e de entrevistas, além de momentos da vida do escritor, cuja dimensão social, cívica, política e cultural se condensa em torno de um desígnio maior: a defesa da condição humana na sua plenitude, dos direitos dos trabalhadores e da liberdade dos povos.
José Correia, presidente do STAL, realça a importância desta homenagem ao único Prémio Nobel da Literatura em Língua Portuguesa, que procura “preservar o exemplo, a memória, as convicções e a forte determinação em defesa da justiça social e dos trabalhadores e dos mais desfavorecidos, plasmados na vasta obra que nos legou”.
Já António Marques, o curador desta exposição, defende que “é preciso colocar Saramago no lugar que merece” na cultura portuguesa, “cujos degraus percorreu ao longo da sua vida literária, dominando a palavra escrita com grande vigor, engenho e arte”.