Salarios Lucros 075be

JOSÉ ALBERTO LOURENÇO | ECONOMISTA

DESVALORIZAÇÃO MÉDIA DOS SALÁRIOS DE 6%, ENTRE 2021 E 2023

Soa a falso o discurso do Executivo de António Costa de reconhecimento da necessidade da valorização dos trabalhadores deste sector, quando a actualização intercalar de Abril não foi mais do que uma “migalha”, não repondo o poder de compra perdido nos últimos anos.

Pressionado por uma crescente contestação dos trabalhadores da Administração Pública, e em particular dos da Administração Local, o Governo decidiu (através do Decreto-lei 26-B/2023, de 18 de Abril) proceder a uma actualização intercalar dos salários de todos os trabalhadores da Administração Pública em 1%, com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro.

Em defesa desta sua decisão, o Executivo invocou os bons resultados económicos obtidos em 2022, que permitiram a redução do défice e da dívida, e criaram uma folga orçamental que garante as condições para o reforço do caminho de valorização dos rendimentos dos trabalhadores da Administração Pública.

Como se esses resultados não fossem previsíveis há vários meses, como se os aumentos salariais na Administração Pública tivessem que depender anualmente da evolução do nosso défice e da nossa dívida, e como se o aumento intercalar que se preparava para aprovar fosse repor o poder de compra que tem vindo a ser perdido pelos trabalhadores da Administração Pública ao longo de mais de uma década.

“MIGALHAS” E NADA MAIS…

Assim dito, a opinião pública, quase sempre pouco informada sobre as condições remuneratórias em que os trabalhadores da Administração Pública – e em particular os da Administração Local – desenvolvem o seu trabalho, terá olhado para esta actualização salarial intercalar como uma resposta adequada às reivindicações destes trabalhadores.

Mas não, se como mostrámos na análise detalhada dos impactos dos aumentos salariais decididos pelo Governo em Dezembro passado para o corrente ano, a desvalorização salarial mantinha-se na Administração Local e era da ordem dos 6%, pelo uma actualização intercalar desta dimensão (1%) serão apenas “migalhas” e nada mais.

Como no passado dia 15 de Maio foi disponibilizada pela Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) informação estatística actualizada sobre as remunerações na Administração Local até em Janeiro do corrente ano, isto é, incluindo já a actualização salarial decidida pelo governo PS para a Administração Local em 2023 (Decreto-lei 84-F/2022), fizemos o exercício de actualizar essas remunerações com a actualização intercalar de 1% retroactiva a Janeiro passado.
As conclusões desse exercício para as diferentes carreiras da Administração Local e as comparações com as mesmas remunerações em 2021 estão nos quadros a seguir.

SALÁRIOS MÉDIO EM QUEDA

Tendo por base dados, que sintetizam a última informação disponibilizada pela DGAEP, verificamos que o salário base médio mensal bruto na Administração Local (primeiro quadro da série de quadros apresentados), considerando já a actualização intercalar de 1% aprovada pelo governo PS no passado mês da Abril, aumenta 9,9% em 2022 e 2023.

Mas como ao mesmo tempo nestes dois anos a inflação acumulada deverá ser de cerca de 14,1% e haverá um agravamento na taxa de retenção do IRS que incide sobre o salário médio de cerca de 2,3 pontos percentuais, o salário real médio de um trabalhador na Administração Local continuará a cair nestes dois últimos anos, em cerca de 6,6%.

Por cargos e carreiras esta quebra salarial em termos reais, varia entre um máximo de 10% nos técnicos informáticos e um mínimo de 1,9% para os assistentes operacionais/operários/auxiliares.

Quadro1 43dda

Quadro2 4e6fd

Quadro3 70493

Quadro4 4bda4

 

SOFRER NA PELE A ESTAGNAÇÃO SALARIAL

A subida do Salário Mínimo Nacional de 665 euros, em 2021, para 760 euros, no início do corrente ano, induziu uma subida inevitável sobre os salários mais baixos da Administração Local e permitiu que esses salários vissem reposta parte considerável do seu poder de compra. Por esta mesma razão, o aumento nominal bruto nestas carreiras de assistentes operacionais/operários/auxiliares deverá ser nestes dois anos (2022 e 2023) de cerca de 11,2% e, a quebra no seu poder de compra bem menor do que nas restantes carreiras da Administração Local.

Outras carreiras da Administração Local, como os assistentes técnicos e administrativos, os técnicos superiores e os dirigentes (não tendo beneficiado dessa actualização do salário mínimo nacional) continuam a sofrer na pele o congelamento/estagnação geral dos salários na Administração Local.

Perante a dimensão da desvalorização actual dos salários dos trabalhadores da Administração Local, mesmo com a actualização intercalar agora aprovada, continua a soar sem dúvida a falso o discurso do governo de reconhecimento da necessidade da sua valorização.

REVALORIZAÇÃO SALARIAL É IMPERATIVO NACIONAL

Todos os meses, ao receberem a sua folha de salário, muitos trabalhadores são confrontados com uma grande diferença entre o valor do seu salário bruto e o valor do salário que levam para casa, sendo este último sempre bem inferior ao valor do seu salário bruto.

Vejamos o caso particular do trabalhador da Administração Local: se olharmos com atenção para o recibo do seu salário mensal bruto verificamos que ao salário base mensal (a que também se chama retribuição base mensal) se soma o subsídio de almoço por cada dia de trabalho, e se pode somar o pagamento por horas de trabalho suplementares ou extraordinários e o Suplemento de Penosidade e Insalubridade, nos casos em que a função do trabalhador se enquadra nas actividades com direito a este suplemento remuneratório.

Mas subtraem-se, por outro lado, 11% do seu salário base para a Caixa Geral de Aposentações ou para a Segurança Social; 3,5% para a Assistência na Doença dos Servidores do Estado (ADSE); e uma percentagem variável e crescente para o Imposto sobre Pessoas Singulares (IRS).

Não estando em causa a necessidade de os trabalhadores contribuírem com os seus descontos mensais para a Segurança Social e para a ADSE, como forma de assegurarem no presente e no futuro os apoios sociais de que necessitam, a verdade é que grande parte dos trabalhadores da Administração Local, que já de si auferem baixos salários, depois de feitos os descontos mensais normais acabem por levar para casa salários ainda mais baixos.

Sem dúvida que, perante esta realidade, a revalorização salarial dos trabalhadores da Administração Local constitui, hoje, um imperativo nacional, pois só desta forma será possível a estes trabalhadores contribuírem solidariamente para o nosso sistema de Saúde e Segurança Social e terem direito a uma vida digna.

 

Pin It
2 TomadaPosse 2eb6fNOVOS ÓRGÃOS NACIONAIS E REGIONAIS PARA O QUADRIÉNIO 2024-2027

Neste ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução de Abril e os 49 anos do STAL, os novos órgãos nacionais e

...

3 Editorial a7ba2Perante o quadro político saído das eleições legislativas, de 10 de Março – cujo resultado é mau para o País e para os trabalhadores –, os trabalhadores da Administração Local sabem que podem

...
José Torres | Jurista
4 ACT 6e91cA MOBILIDADE E OS DIREITOS DOS TRABALHADORES

A mobilidade na categoria tem dado azo a que os trabalhadores sejam

...
4 ACT 5e285MOROSIDADE DAS ACÇÕES INSPECTIVAS PREJUDICA os TRABALHADORES

O Sindicato releva a importância do papel fiscalizador da Autoridade para as Condições do Trabalho, essencial para o cumprimento dos

...
Luís Corceiro | Advogado
5 Constituicao df170São 50 anos de Abril e 48 da Constituição da nossa 3.ª República. Aquela que certa
...
6 Cartazes 25Abril 1Maio 839deREVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974

Neste mês, assinala-se o meio século da derrota do regime fascista em Portugal. Associando-se à efeméride, o «Jornal do STAL»

...
8.GreveFCC a0f30PARALISAÇÃO DE DOIS DIAS NA FCC ENVIRONMENT PORTUGAL

Os trabalhadores do pólo de Marco de Canavezes, fartos da falta de resposta da administração, realizaram uma luta nos dias 30 de Março e

...
8 AdP 4d217GRUPO ÁGUAS DE PORTUGAL NÃO CUMPRE ACORDO COLECTIVO DE TRABALHO

O STAL exige que a administração dê resposta positiva às justas reivindicações dos trabalhadores, reafirmando a sua luta e a sua

...
9 PlenarioSTAL 98a34PLENÁRIO NACIONAL DO STAL JUNTA MAIS DE 500 SINDICALISTAS EM LISBOA

Os dirigentes e delegados sindicais analisaram e discutiram a actualidade político-sindical no País e os

...
9 CongressoCGTP ff28fCOM 60 DELEGADOS PRESENTES

A presidente do Sindicato, Cristina Torres, destacou a “força imensa, a garra e a firmeza” deste imenso colectivo, que é “a primeira e a mais importante

...
10 RespostasNovoGoverno 679c1OS PRINCIPAIS DESAFIOS AO NOVO GOVERNO

Neste ciclo político que agora se iniciou, é preciso reafirmar que o novo governo deverá ter, como objectivo prioritário,

...
12 EntrevistaCTorres ebb40CRISTINA TORRES, PRESIDENTE DO STAL, É PEREMPTÓRIA:

Nesta primeira entrevista, empossada nas novas funções, a dirigente sindical indica o caminho para enfrentar os

...
14 DossierCarreirasIII 254bcMAIS EXERCÍCIOS EXEMPLIFICATIVOS DA SUPRESSÃO DE DIREITOS

Nesta edição trazemos à colação o que se passa com as chamadas carreiras “subsistentes”, e também com a

...
16 Regioes EMARP 81e51FRUTO DA LUTA DETERMINADA DOS TRABALHADORES E DO STAL

Revisão do AE da EMARP representa mais direitos e benefícios

O STAL assinou, em 22 de Dezembro, um acordo com a

...
18 ADSE d79a5ALTERAÇÕES NOS REEMBOLSOS NO REGIME LIVRE

Este ano, as autarquias deixaram de financiar os cuidados de Saúde dos seus trabalhadores beneficiários e familiares, assumindo a ADSE essa

...
19 Internacional 02dceO COMBATE QUE VALE A PENA TRAVAR!

Cillian Murphy, no seu discurso em Hollywood, após receber o Óscar de melhor actor principal, afirmou: «Fizemos um filme sobre o homem que fez

...
Victor Nogueira
20 Internet a142c1.º DE MAIO, DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR

«Abomináveis na grandeza
os reis da mina e da fornalha
edificaram a

...
20 1SindicatoSector 29c76A 24 DE AGOSTO DE 1975

Tal só foi possível após uma greve de 13 dias. O então governo de Pinheiro de Azevedo, a braços com a inédita paralisação das câmaras e com o lixo a

...
21 PostalMulher 8d85b8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER TRABALHADORA

Este ano, a celebração teve um significado particular, já que se comemoram os 50 anos da Revolução de Abril, que afirmou a

...

21 Quotas 78e41Até agora, por cada 1€ de quotas, um contribuinte sindicalizado deduzia 1,5€ em IRS, passando agora a deduzir 2€. Assim, estar sindicalizado tem cada vez mais vantagens: pagando quotas para o

...
Selecção de Ermelinda Morgado
22 Poesia afaeaTANTO MAR

Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para

...
António Marques
23 Conhecer 168a0ALDEIA HISTÓRICA DO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS

A aldeia, do município de Arcos de Valdevez, tem nos socalcos uma

...
24 EleicoesEuropeias ac5a1ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU

As eleições europeias são um momento importante de luta por uma Europa mais solidária, de progresso, de Paz e cooperação entre Estados

...
O governo PS “sacou” 100 milhões de euros....
Sex., maio 10, 2024
Paz | Manifestação em Lisboa | 11 de Maio |...
Seg., maio 06, 2024
1.º Maio | Por todo o país, muitos milhares...
Qui., maio 02, 2024
Município do Crato mantém cobertura de...
Ter., Abr. 30, 2024
17 Maio | Jornada Nacional dos...
Ter., Abr. 30, 2024
A luta continua no 1.º de Maio
Seg., Abr. 29, 2024
STAL denuncia riscos para a segurança e...
Sex., Abr. 26, 2024
Greve dos trabalhadores da RESINORTE com...
Sex., Abr. 26, 2024
O País saíu à rua em defesa dos valores de...
Sex., Abr. 26, 2024
25 de Abril sempre!
Qua., Abr. 24, 2024
Greves na RESINORTE (26 de Abril) e na...
Ter., Abr. 23, 2024
STAL promove plenários de trabalhadores...
Seg., Abr. 22, 2024
17 de Maio | Jornada Nacional de Luta dos...
Qui., Abr. 18, 2024
"O programa do novo governo não traz nada...
Qua., Abr. 17, 2024
STAL participou no 10.º Congresso do...
Seg., Abr. 15, 2024
Defender o SNS, cumprir Abril
Sex., Abr. 05, 2024