P4 AdP 09543CONTRA O BLOQUEIO DAS RECLASSIFICAÇÕES NO GRUPO AdP

É inaceitável a situação de impasse e de constante adiamento do processo de reclassificação e do enquadramento salarial dos trabalhadores por parte do Ministério das Finanças/Secretaria de Estado do Tesouro.

Do Acordo Colectivo de Trabalho, concluído em 2018 (mas nunca implementado na globalidade), resultou que os trabalhadores teriam de ser integrados nas carreiras correspondentes às funções desempenhadas aquando da entrada em vigor do ACT, em 1 de Janeiro de 2019, data em que um número significativo adquiriu o direito à integração definida, com a correspondente valorização remuneratória.

Passados estes anos, os trabalhadores continuam a aguardar pela efectivação destes enquadramentos/reclassificações, que, todavia, estão dependentes (para cerca de 800 trabalhadores) de despacho autónomo da Secretaria de Estado do Tesouro, o que o STAL considera estar em clara violação da lei e do direito à contratação colectiva.

Além da vontade política, nada impede a implementação do acordado entre trabalhadores e as empresas do Grupo AdP, que, nos últimos sete anos, teve lucros de cerca de 700 milhões de euros, valor mais do que suficiente para proceder às reclassificações, e continuar a contribuir para o Orçamento do Estado.

Procurando resolver com urgência esta situação, no dia 7 de Novembro, dirigentes do STAL e da FIEQUIMETAL entregaram, no Ministério das Finanças, uma Carta Aberta em que se exige o desbloqueio dos despachos que possibilitam as reclassificações, reafirmando, caso se mantenha esta situação, a disponibilidade para adoptar as acções de luta, adequadas a garantir o cumprimento da lei e o interesse dos trabalhadores.

powered by social2s
Defesa dos valores de Abril e da...
Dom., Abr. 26, 2026
Tornar o 1.º de Maio uma grande jornada de...
Qua., Abr. 22, 2026
Objectivo final da luta é a carreira de...
Ter., Abr. 21, 2026
Muitos milhares protestam em Lisboa contra...
Dom., Abr. 19, 2026
Tribunal confirma: trabalho em dia feriado...
Qui., Abr. 16, 2026
Suplemento de agente único será discutido...
Ter., Abr. 14, 2026
Uma centena de trabalhadores e convidados...
Seg., Abr. 13, 2026
Todos por cuba
Qui., Abr. 09, 2026
Cumprir a Constituição é honrar Abril!
Qui., Abr. 02, 2026
Manifestação nacional | 17 Abril | 14h30 |...
Ter., Mar. 31, 2026
Perante o retrocesso, o caminho é a luta!
Sáb., Mar. 28, 2026
STAL discute situação no sector empresarial...
Sex., Mar. 27, 2026
Greve de três dias na WEMOB
Sex., Mar. 27, 2026
Coimbra recebe V Conferência Sindical do...
Ter., Mar. 24, 2026
STAL avança com aviso de greve para...
Qui., Mar. 19, 2026
Luta na Cascais Ambiente põe termo ao...
Qua., Mar. 18, 2026