P18 129 50AnosSTAL 5045bANO COMEMORATIVO, MAS TAMBÉM DE LUTA

Ao longo deste ano, o STAL assinala o seu 50.º aniversário com um conjunto de iniciativas alusivas à efeméride, nomeadamente algumas da responsabilidade das direcções regionais.

Os 50 anos do STAL são uma ocasião significativa para afirmar conquistas e lutas, para projectar o sindicato: mais organização, mais força, mais direitos, e para envolver o maior número de sócios e de trabalhadores.

Trata-se do primeiro sindicato a constituir-se no sector da Administração Pública logo após a Revolução de Abril, e rapidamente se tornou um dos maiores sindicatos nacionais, com direcções próprias em todas as regiões do continente e ilhas.

O STAL surgiu para unir os trabalhadores da Administração Local e Regional, promovendo a defesa dos seus interesses, dignificação profissional, condições de trabalho e direitos sociais. E desde a sua fundação que tem desempenhado um papel importante em negociações laborais, campanhas por melhores condições de trabalho e lutas pelo reforço dos Serviços Públicos.
E é este percurso, feito de resistência, de lutas e de conquistas que será enaltecido e recordado, de forma especial, durante todo este ano, nomeadamente por meio de uma exposição comemorativa que, entre outros temas, lembra as condições de trabalho durante o quase meio século do regime fascista opressor e repressivo, que fomentou gritantes injustiças e desigualdades sociais, com sindicatos corporativos e direcções sindicais maioritariamente da confiança do governo salazarista e dos patrões, num tempo em que não existia o direito de reunião, não havia liberdade de expressão e os trabalhadores eram perseguidos e presos, porque eram proibidas as greves e todo o tipo de manifestação e contestação.

O STAL está a recolher, no âmbito desta comemoração e para memória futura, depoimentos de trabalhadores, funcionários e dirigentes cujos caminhos sindicais e profissionais interligam-se ou interligaram com os do Sindicato.

AGENDA E CANETA
A agenda do STAL para 2025 – que se encontra em distribuição desde Dezembro – é ilustrada com algumas fotografias de momentos históricos do STAL e do próprio movimento sindical português, tendo procurado (sempre que possível) coincidir os “separadores” dos meses com as datas em que esses eventos ocorreram, como nos casos dos “meses” de Maio (em cujo dia 20, em 2014, é publicado o primeiro ACEP sobre as 35 horas, entre o STAL e a CM de S. Roque do Pico, nos Açores); Junho (no dia 13, em 1994, realiza-se a cerimónia de assinatura da filiação na CGTP-IN), Agosto (mês em que, no dia 24, em 1975, nasceu formalmente o STAL); Outubro (no dia 24, em 1977, é criada a Frente Comum); e Novembro (em cujo dia 10, em 2015, junto à Assembleia da República, milhares de trabalhadores assinalaram a derrota da PSD/CDS e a luta contra a política de austeridade do período da troika).

A par da já habitual agenda, este ano com um novo formato e totalmente a cores, foi igualmente distribuída aos nossos associados uma caneta com motivos alusivos a este meio século de existência do STAL, nomeadamente o “logo” dos 50 anos.

ACTIVIDADES PREVISTAS
O Plano de Actividades para 2025 prevê, entre outros, uma exposição temática sobre os 50 anos, constituída por painéis com momentos marcantes da actividade das direcções nacional e regionais do STAL; um vídeo promocional do Sindicato; a edição de um número especial do “Jornal do STAL” dedicado ao aniversário, a realização de debates e de um espectáculo cultural, a que se somam comemorações descentralizadas pelas regiões, com desfiles e a Caravana da Sindicalização.

No ano em que assinala o seu meio século de intensa actividade reivindicativa, o STAL vai mudar a sua sede para novas instalações, também em Lisboa, e reafirma o seu firme compromisso de defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores da Administração Local e Regional, das Empresas Municipais e Concessionárias de serviços Públicos, reafirmando, igualmente, que a Luta – com a força e a unidade dos trabalhadores – é determinante para garantir uma vida digna e inverter a degradação das condições de vida e de trabalho, bem como o reforço dos Serviços Públicos.

UMA FESTA QUE É TODOS
Participa neste momento comemorativo enviando-nos materiais alusivos à vida e lutas deste nosso grande Sindicato, para o nosso n.º de Whatsapp (912 592 250) ou para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar..

Jovens trabalhadores rejeitam empobrecer a...
Sex., Mar. 28, 2025
AdP | Trabalhadores exigem atribuição do...
Sex., Mar. 28, 2025
5 DE ABRIL, SAI À RUA! Manif. nacional em...
Seg., Mar. 24, 2025
Frente Comum exige reforço dos Serviços...
Sex., Mar. 14, 2025
A luta dos trabalhadores dos SMTUC leva...
Sex., Mar. 14, 2025
28 Março | Luta pelo teu salário, pela tua...
Qui., Mar. 13, 2025
SIADAP - Uma arma obscena e imoral
Qua., Mar. 12, 2025
CM Almada | STAL convoca greve de 24 horas...
Qui., Mar. 06, 2025
Um dia de todas as lutas. Uma luta de todos...
Qui., Mar. 06, 2025
Trabalhadores das autarquias da Moita...
Qui., Mar. 06, 2025
I Plenário Nacional dos trabalhadores da...
Dom., Mar. 02, 2025
28 Fevereiro | Manifestação reúne milhares...
Sex., Fev. 28, 2025
Trabalhadores municipais de transportes...
Ter., Fev. 11, 2025
Trabalhadores dos SMTUC concentram-se junto...
Seg., Fev. 10, 2025
STAL marca protesto nacional de todos os...
Ter., Jan. 28, 2025
2025 | O custo de vida aumenta e o povo não...
Seg., Jan. 27, 2025